O Grupo de Estudos em Organização, Processamento e Análise de Dados (GOPAD) segue em destaque no cenário acadêmico, com três trabalhos aceitos para apresentação no Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE), que ocorrerá no Rio de Janeiro, de 4 a 8 de novembro. O CBIE é um dos maiores eventos do país no campo da educação e tecnologia, reunindo especialistas de diversas áreas.
Os trabalhos foram desenvolvidos por professores e estudantes do grupo. Entre eles, destaca-se o estudo do estudante Milnner, que liderou a pesquisa intitulada "Como Formar Grupos em Ambientes Virtuais de Aprendizagem? Uma abordagem híbrida utilizando algoritmos genéticos e algoritmos de agrupamento". O estudo propõe uma solução inovadora para a formação de grupos virtuais em ambientes de aprendizagem, com base em técnicas de inteligência artificial.
O professor Vinícius Alves também apresentou um relato de experiência sobre o "Ensino de Pensamento Computacional e Programação utilizando Robótica Educacional e Metodologias Ativas", aplicado a estudantes do ensino fundamental. O estudo tem como objetivo proporcionar uma experiência prática e interativa para o desenvolvimento de habilidades de programação.
Por fim, o estudante Júlio César, com o apoio do professor Hiran Nonato, contribuiu com o trabalho "Adaptação de Questões Avaliativas para Estudantes Neurodivergentes: Uma Arquitetura Computacional Fundamentada em Inteligência Artificial Generativa", que busca adaptar questões de avaliação para torná-las mais acessíveis a estudantes neurodivergentes, utilizando IA generativa para personalizar as avaliações.
Essas publicações reforçam o papel do GOPAD como um centro de referência na pesquisa e desenvolvimento de soluções tecnológicas para a educação, promovendo a inovação e a inclusão no ensino.
