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Grupo de Estudos em Organização, Processamento e Análise de Dados

Explore os nossos projetos e publicações mais recentes.

Projetos de Pesquisa


Heurísticas de Usabilidade Aplicadas a Avaliação de uma Arquitetura Computacional para Adaptação de Questões para Estudantes Neurodivergentes (2024 - Atual)

Financiamento: CNPq - Chamada Nº 116/2024 - PIBIC-EM CNPq/IFSULDEMINAS

Resumo: A inclusão de estudantes com necessidades específicas representa um desafio constante na educação, exigindo um compromisso contínuo e abrangente para promover práticas inclusivas e garantir o pleno desenvolvimento de cada indivíduo. A adaptação de materiais didáticos, como questões de avaliação, é essencial para garantir que todos os alunos possam participar ativamente do processo de aprendizagem. Dentre as soluções existentes para adaptação de questões destaca-se a Mind Bridge, ferramenta que utiliza mecanismos de Inteligência Artificial Generativa para sugerir diferentes versões de questões adaptadas. Com base nisso, este trabalho tem como objetivo a análise, desenvolvimento e implantação de uma interface inteligente para adaptação de questões fundamentadas na plataforma Mind Bridge. A proposta será validade a partir da aplicação de diferentes heurísticas de usabilidade disponíveis na literatura.

Ferramenta automatizada para adaptação de questões para estudantes neurodivergentes fundamentada em recursos de Inteligência Artificial Generativa (2024 - Atual)

Financiamento: IFSULDEMINAS - Chamada Nº 19/2023 - PAS/IFSULDEMINAS, IFSULDEMINAS - Chamada Nº 02/2025 - PAS/IFSULDEMINAS

Resumo: Este projeto propõe o desenvolvimento de uma ferramenta automatizada para adaptar questões de avaliação, tornando-as mais acessíveis e compreensíveis para estudantes neurodivergentes, com base em recursos de Inteligência Artificial Generativa (IA generativa). A inclusão desses estudantes na educação é um desafio, e a adaptação de materiais didáticos é essencial para garantir sua participação efetiva. A ferramenta visa não apenas adequar o conteúdo das questões, mas também torná-las mais acessíveis, contribuindo assim para a inclusão educacional e a equidade de oportunidades. O projeto será desenvolvido de forma interdisciplinar, combinando conhecimentos das áreas de educação especial, tecnologia da informação e inteligência artificial.

Uso da inteligência artificial para a classificação de risco de mulheres negras nas assistências pré-natal e parto no contexto brasileiro (2023 - Atual)

Financiamento: CNPq - Chamada Nacional Nº 21/2023

Resumo: São indiscutíveis e preocupantes as evidências acerca de disparidades de raça/cor nas condições de atenção pré-natal e parto das mulheres brasileiras. Por conta da discriminação racial, mulheres negras apresentam piores condições nas assistências pré-natal e no parto e várias são as vulnerabilidades que afetam esse grupo, podendo ser vistos como determinantes sociais em saúde. Esta pesquisa visa criar um modelo computacional de classificação de risco de mulheres negras nas assistências pré-natal e parto, usando modelos de inteligência artificial a partir de um grande volume de dados.

Predição da Mortalidade Infantil no Brasil utilizando Machine Learning e Record Linkage de Dados do SUS (2025 - Atual)

Financiamento: IFSULDEMINAS - Chamada Nº 02/2025 - PAS/IFSULDEMINAS

Resumo: A Mortalidade Infantil (MI) é um indicador crítico da saúde pública e das desigualdades sociais. Este projeto propõe a construção de um sistema preditivo da mortalidade infantil no Brasil, a partir da integração e análise de bases de dados do Sistema Único de Saúde (SUS), com foco em técnicas de aprendizado de máquina. A pesquisa dá continuidade a uma etapa anterior, que já realizou o linkage determinístico entre os bancos SINASC e SIM, gerando uma base integrada com mais de 260 mil registros — cuja metodologia foi apresentada em artigo aceito no ICISMED 2025. Nesta nova fase, serão reavaliadas as estratégias de integração, ampliando a análise para outras fontes do DataSUS, como o SIH/SUS e o SINAN. A variável alvo (predição de mortalidade) será construída a partir dos registros vinculados, e o desbalanceamento entre classes será tratado com a técnica SMOTE. Serão utilizados algoritmos supervisionados, como XGBoost e Regressão Logística, avaliados por métricas como F1-score e recall. Os resultados serão discutidos com apoio de um profissional da saúde, garantindo sua contextualização sob a ótica clínica e de políticas públicas. Espera-se gerar uma ferramenta preditiva robusta, com aplicabilidade no monitoramento e na formulação de estratégias para redução da mortalidade infantil no Brasil.

Análise Temporal da distribuição dos casos de Pessoas que Vivem com HIV/Aids no Brasil (2025 - Atual)

Financiamento: IFSULDEMINAS - Chamada Nº 02/2025 - PAS/IFSULDEMINAS

Resumo: Analisar a tendência temporal dos casos de HIV/Aids na população no Brasil, no período de 2005 a 2023. Métodos: Trata-se de um estudo epidemiológico, transversal, descritivo-analítico e com abordagem quantitativa, com dados secundários de 2005 a 2023, pela plataforma online do DATASUS. Por se tratar de um estudo realizado com dados secundários de domínio público, dispensa apreciação Ética. A população que será analisada será de pessoas com diagnóstico de HIV/Aids com registros no sistema de 2005 a 2023 e a região de residência. Para a análise será empregado o programa Joinpoint® (versão 4.2.02). Resultados: Espera-se identificar movimentos de normalidade, crescimento e queda de números que possam ser justificados pelo emprego, ou não, de políticas de saúde, bem como identificar regiões e populações de maior concentração de casos.

Sistema Adaptativo e Inteligente para Educação Fundamentado em Técnicas de Análise de Dados (2023 - 2025)

Financiamento: FAPEMIG - Chamada Nº 73/2023 - PIBIC FAPEMIG/IFSULDEMINAS

Resumo: Novas tecnologias surgem diariamente com o intuito de auxiliar na criação de ferramentas cada vez mais adaptáveis às particularidades de cada usuário. No ambiente educacional não é diferente, personalizar o conteúdo que será disponibilizado para cada estudante com base nas suas características, níveis de conhecimento e perfis de comportamento é um dos principais desafios da computação. Neste sentido, este projeto tem como objetivo principal a construção de um Sistema Adaptativo e Inteligente para Educação que trabalhe com recursos e técnicas de Análise de Dados.

Projetos de Extensão


Ensino de Programação utilizando Robótica Educacional e Metodologias Ativas aplicada a estudantes do ensino fundamental e médio de escolas públicas (2025 - Atual)

Financiamento: IFSULDEMINAS - Chamada Nº 03/2025 - PAS/IFSULDEMINAS

Resumo: Nos últimos anos, com o advento de recursos tecnológicos cada vez mais sofisticados, tem-se notado que diversas atividades desempenhadas por humanos foram simplificadas de forma significativa. Essas atividades podem variar desde uma transferência bancária, realizada por meio da manipulação de um aplicativo para dispositivos móveis, à limpeza de um ambiente físico, a qual pode ser desempenhada por um agente inteligente (robô) programado para tal fim. De modo a construir entidades tecnológicas como as supramencionadas, faz-se necessário realizar a programação de dispositivos. Entretanto, a aprendizagem de programação, nos dias atuais, é notadamente conhecida como um grande desafio para a grande parte dos interessados na temática. Nesse sentido, de forma a contornar os obstáculos impostos pela rigidez introdutória da programação, pode-se fazer o uso de recursos lúdicos, por exemplo, por meio da robótica educacional. No processo ensino-aprendizagem, as atividades lúdicas, aliadas às metodologias ativas, possuem um grande potencial para atrair a atenção dos estudantes e, por consequência, otimizar o aprendizado. Nesse sentido, este projeto tem como objetivo central apresentar uma proposta de ensino de programação para estudantes do ensino fundamental e médio, com o auxílio de robótica educacional e de metodologias ativas. Dessa forma, espera-se que, com o desenvolvimento deste projeto, estudantes poderão se capacitar e propor soluções por meio da programação.

Emprega Mais: protótipo de um aplicativo para integração entre escola e trabalho (2025 - Atual)

Financiamento: IFSULDEMINAS - Chamada Nº 03/2025 - PAS/IFSULDEMINAS

Resumo: A integração entre o mercado de trabalho e a escola é importante para uma boa formação do profissional. Hoje, está cada vez mais difícil encontrar um profissional qualificado que atenda às necessidades de uma determinada empresa. Este trabalho propõe a criação de um protótipo de um aplicativo para promover a integração entre a escola e o trabalho. Para realizar o projeto, será necessário identificar as atividades e necessidades atuais deste setor da instituição, criar o protótipo com base no tipo identificado, realizar testes de usabilidade e refinamento. Após, uma versão final do protótipo será apresentada. Conectar alunos com vagas de emprego por meio de parcerias com empresas é muito interessante e tem grande potencial, como a equidade de participação nas oportunidades de trabalho locais e regionais e eficiência no ingresso do mundo do trabalho.

IF Reciclatech: Economia Circular Aplicada à Reciclagem e ao Reaproveitamento de Resíduos Tecnológicos no Espaço Maker do IFSULDEMINAS - Campus Passos (2025 - Atual)

Financiamento: IFSULDEMINAS - Chamada Nº 03/2025 - PAS/IFSULDEMINAS

Resumo: De acordo com a The Global E-Waste Monitor, em pesquisa realizada no ano de 2024, a geração global de resíduos eletrônicos atingiu cerca de 62 bilhões de quilos no ano de 2022, um aumento em 82% do lixo eletrônico mundial produzido, considerando o período de 2010 a 2022. Segundo a ONU, em levantamento realizado no ano de 2024, o Brasil é responsável por gerar 2,4 milhões de toneladas de resíduos de equipamentos eletroeletrônicos (e-lixo), ocupando o quinto lugar dos maiores produtores de e-lixo no mundo. Considerando o cenário descrito, o projeto IF ReciclaTech propõe a implementação de práticas de economia circular no IFSULDEMINAS, através de parcerias com empresas que produzem resíduos eletrônicos. O foco é a reutilização desses insumos para a criação de dispositivos eletrônicos, de modo que estes venham a beneficiar os projetos de robótica executados no Espaço Maker do IFSULDEMINAS - Campus Passos. A metodologia envolve a triagem de resíduos, a geração de protótipos e a implementação de práticas de conscientização voltadas para a comunidade sobre a necessidade de realizar a reciclagem de resíduos eletrônicos. Resultados esperados incluem a redução de resíduos eletrônicos descartados, parcerias entre o IFSULDEMINAS e a empresa fornecedora de insumo, o desenvolvimento de dispositivos eletrônicos a partir de materiais reciclados e a conscientização da comunidade, sobre a necessidade de adotar práticas de reciclagem, bem como por possibilitar que os participantes produzam novas peças através do reuso dos resíduos eletrônicos. Além disso, o projeto prevê a destinação ambientalmente correta dos resíduos que não puderem ser reaproveitados, garantindo que sejam descartados de maneira sustentável e em conformidade com as diretrizes ambientais.