O Grupo de Estudos em Organização, Processamento e Análise de Dados (GOPAD) tem mais uma conquista a comemorar, com a aceitação de dois trabalhos para apresentação na 16ª Jornada Científica e Tecnológica do IFSULDEMINAS. Os estudos foram realizados pelos estudantes Ricardo Morsoleto e Maria Clara Batista, em colaboração com os pesquisadores Juliano Caliari e Simone Mara Miranda.
O trabalho liderado por Maria Clara, intitulado "Análise do Perfil de Risco de Gestantes Pretas e Pardas a partir do SINASC", explora dados do Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (SINASC) para identificar fatores de risco associados à saúde materna. Já o estudo de Ricardo Morsoleto, "Proposta de Linkage entre os Sistemas de Informação em Saúde SIM e SINASC: Uma Análise sobre a Mortalidade Infantil e Características Maternas", propõe uma integração entre os sistemas SIM e SINASC para ampliar a análise sobre mortalidade infantil e suas correlações com as características das mães.
Esses trabalhos reforçam o compromisso do GOPAD com pesquisas de impacto social, utilizando dados para a melhoria das políticas públicas em saúde. A apresentação desses estudos na jornada científica evidencia a relevância do trabalho realizado pelo grupo e a contribuição para a melhoria das condições de saúde no Brasil.
