O estudante Ricardo Morsoleto, do curso de Bacharelado em Ciência da Computação do IFSULDEMINAS — Campus Passos e membro do grupo de estudos GOPAD (Grupo de Estudos em Organização, Processamento e Análise de Dados), participou do 40º Simpósio Brasileiro de Banco de Dados (SBBD 2025), realizado em Fortaleza. Ricardo apresentou dois artigos no Symposium on Knowledge Discovery, Mining and Learning (KDMiLe), evento satélite do SBBD, que abordam a aplicação de técnicas de aprendizado de máquina em dados de saúde pública.
Os trabalhos apresentados são:
“Prediction of Infant Mortality in Brazil using Machine Learning and Entity Matching on Brazilian Unified Health System’s Data”
“Combating Class Imbalance for Infant Mortality Risk Modeling: Resampling Strategies in Brazil’s Unified Health System”
As pesquisas investigam como algoritmos de inteligência artificial e técnicas de pré-processamento (como entity matching e estratégias de reamostragem) podem melhorar a predição e a análise de riscos de mortalidade infantil a partir de grandes bases do Sistema Único de Saúde (SUS). Os estudos têm caráter multidisciplinar, envolvendo docentes das áreas de Computação e Enfermagem, e contam com a colaboração da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL).
A participação do Ricardo no SBBD representa um resultado importante das atividades do GOPAD, reforçando o compromisso do grupo com a pesquisa aplicada e com a integração entre ensino, pesquisa e inovação.
Leitura dos trabalhos (KDMiLe):