GOPAD apresenta pesquisa sobre integração de dados em saúde materna e infantil no SBSI 2025

Imagem da apresentação

Publicado em: [25/06/2025]

Entre os dias 19 e 23 de maio de 2025, integrantes do GOPAD (Grupo de Estudos em Organização, Processamento e Análise de Dados) marcaram presença no Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação (SBSI 2025)!

Representando o grupo, os professores Hiran Nonato, Vinícius Silva e a estudante Maria Clara Batista apresentaram o trabalho "Integração e Visualização de Dados de Saúde Materna e Infantil: Uma Arquitetura Computacional para Análise e Suporte à Tomada de Decisão". O trabalho faz parte de um estudo maior que explora o uso da inteligência artificial para a classificação de risco de mulheres negras nas assistências pré-natal e parto no contexto brasileiro, projeto financiado pelo CNPq sob coordenação do professor Juliano de Souza Caliari.

A proposta envolve a criação de uma arquitetura computacional capaz de integrar dados de três importantes Sistemas de Informação em Saúde no Brasil: SIM, SINASC e SIH. A ideia é facilitar a análise integrada e visualização desses dados, apoiando a formulação de políticas públicas com base em evidências.

Os resultados parciais já demonstram o potencial da ferramenta, com a consolidação das bases em um único repositório unificado, que permite recortes temporais, regionais e sociais.